Grandes líderes investem em três áreas

Muitas vezes, quanto mais uma empresa cresce, menor seus líderes pensam. Você concorda com esta afirmação? Vários especialistas acreditam nela e dizem que, se uma companhia deseja crescer de uma forma sustentável e escalável, ela deve descobrir como fazer grandes investimentos que lhe diferenciem.

Segundo um artigo recente da Harvard Business Review, os líderes das melhores empresas, e que crescem de forma rentável, rejeitam o tipo de abordagem que distribui os recursos de maneira uniforme, sem levar em consideração as suas maiores “apostas”. Em vez disso, eles alocam seus recursos e investem muito em três áreas: aptidões que mudam o cenário, líderes da próxima geração e modelos de negócio do futuro.

– Estes líderes não se acomodam e estão dispostos a incrementar em dez vezes as decisões de investir em fatores capazes de mudar o cenário da empresa, ou seja, comprometeriam dez vezes mais recursos em suas aptidões críticas.

O artigo cita o exemplo da Amazon, que aprendeu que a entrega de suas mercadorias no mesmo dia da compra poderia aumentar consideravelmente sua receita, já que startups estavam focando em entrega imediata. Por isso, a empresa investiu em sua própria frota de entrega, drones e outras medidas que melhoraram a logística.

– Grandes líderes investem muito nos próximos líderes da geração que ainda virá. Gestão de talentos ocupa um terço do tempo dos ótimos executivos, que se dedicam muito ao recrutamento, às mentorias, a promover e tentar reter as melhores pessoas.

Eles reconhecem que a meritocracia agressiva é o melhor modo de crescer de maneira sustentável. Sempre que possível, eles trabalham para gerar oportunidades “de fundador” dentro de suas empresas, e para criar experiências de responsabilidade e liderança para seus funcionários mais talentosos. Nenhum excelente líder acha que investiu demais em talento.

– Os bons líderes também investem em modelos de negócio do futuro e nas habilidades específicas que os diferenciarão. Para isso, é preciso reconhecer as oportunidades e não ter medo de investir nas habilidades que lhe permitirão aproveitá-las.

Segundo o artigo da HBR, os executivos podem e devem continuar “pensando grande” à medida em que suas empresas crescem. Essas decisões são difíceis para os líderes, mas os que se destacam investem mais em algumas aptidões críticas e em ativos que irão guiar os negócios futuros da empresa, além de resistirem à tentação de tratar todas as suas áreas com igualdade.

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