Graduação em xeque

Os salários pagos aos profissionais com curso superior foi reduzido na última década. Segundo pesquisadores da Warwick University, do Reino Unido, os graduados estão ganhando em média 22% menos que aqueles que ingressaram na universidade em 2002.

De acordo com o estudo, o número de alunos nas universidades e a concorrência por vagas fez os salários recuarem drasticamente. Diante disso, quatro em cada dez alunos começam em trabalhos que estão fora de sua área de formação, enquanto um em cada dez passam pelo menos seis meses desempregados.

Imagem: internet

Os pesquisadores concluíram que o diploma ainda garante “vantagens significativas de ganhos”, embora o valor do salário continua variando de acordo com a profissão escolhida. Um exemplo são os alunos de Medicina, que têm perdas de remuneração entre 9% e 12%, enquanto os de Artes tem as maiores quebras, de 32,9%.

O estudo apurou ainda que muitos alunos terminaram a graduação e estão trabalhando em funções que não exigem curso superior. Apesar das dificuldades em conseguir uma colocação e boa remuneração no mercado de trabalho, 96% dos formados disseram que fariam uma nova graduação se tivessem oportunidade.

Fonte: InfoMoney

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn