Gerir é saber ouvir

Com que frequência você conversa com os seus colaboradores e parceiros de trabalho? Pois saiba que um simples bate papo pode fazer toda diferença. O relacionamento entre o gestor e o colaborador vai além da folha de pagamento e do ponto eletrônico, e conhecer o potencial de cada integrante da equipe é simplesmente uma das mais importantes obrigações.

Imagem: Internet

A falta de diálogo pode comprometer bastante o desenvolvimento de uma equipe.  Se não houver tempo para ouvir o colaborador e entender quais são as expectativas dele, onde ele quer chegar ou quais são seus planos, algo está errado com a administração do tempo e das prioridades.

Para cada vez mais especialistas em carreira, gerir é mais do que falar: é saber ouvir. Dedique pelo menos 25% do seu dia-a-dia na relação com funcionários, já que a relação distante é o maior fator responsável pela alta rotatividade de profissionais. Ela se dá, na maioria das vezes, por insatisfação ou pelo fato de que, não estando próximo, o gestor certamente não saberá quais são as necessidades e expectativas particulares de seus colaboradores.

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4 thoughts on “Gerir é saber ouvir

  1. Concordo com a colocação que Gerir é saber ouvir. Não sou gestor, mas confirmo que na empresa onde trabalho, quando iniciei nela havia sempre reunião para definir os rumos do setor onde trabalho e também um feedback das ações dos colaboradores. Hoje não há mais essa reunião, e sinto que não estou sendo aproveitado em minha empresa. Já ponderei com meu gestor se poderia ser aproveitado melhor com meus conhecimentos, mas ele me confirmou que depende de demanda de serviço. Em meu setor, estou tendo oportunidade de estudar, o que é muito bom, mas gostaria de ser melhor aproveitado.

  2. é verdade,Gerir tem que saber ouvir , Os grandes inimigos de qualquer lider são a arrogância e a complacência. Os lideres arrogantes acham que suas ideia são sempre as melhores do que as dos outros e os condescendentes não estão dispostos a ouvir as idéias alheia, muito menos experimentalos para eles, as coisas já estão muito bem obrigado.

  3. talvez eles se sintam ameaçados quando outras pessoas oferecem boas ideias . Ou não tenham energia para realizar as mudanças necessárias.
    ou acreditam equivocadamente, que quem tem o titulo de gerente deve ter as respostas para todos os problemas. Uma coisa é certa : para os colaboradores é desanimador trabalhar com um chefe assim.
    A resistência a aceitar novas idéias, é é a tecera deficiência critica >
    insisti de fazer tudo sempre do mesmo jeito traz duas consequências
    1_ impacto sobre os colaboradores as pessoa se sentem ignoradas suas idéias s~~ao rejeitadas e suas contribuição são desconsideradas.
    Lideres assim não consegue suas equipes e acabam provocando um aumento a na rotatividade de pessoal 2_ Ipacto sobre a Empresa : como as boas ideia e soluções acabam não sendo implementada, as pessoas para de tentar buscar novas formas de realizar tarefas ou de resolver velhos problemas > e isso leva a estagnação.

  4. TREINE TODO MUNDO PARA SER UM LÍDER.

    ATUALMENTE A LIDERANÇA PASSA DE MÃO EM MÃO DENTRO DE UM GRUPO . O CHEFE DEIXOU DE SER O SABE TUDO . ACREDITE QUE OS OUTROS SÃO CAPAZES DE GRANDES REALIZAÇÕES E PRESTE ATENÇÃO EM SUAS AÇÕES E ATITUDES.

    PARA DESENVOLVER OS OUTROS, DESENVOLVA A SI MESMO: OS GRADES LIDERES ABREM ESPAÇO PARA OS SEUS COLABORADORES MELHORANDO SEU PRÓPRIO DESEMPENHO ALEM DE DAR O EXEMPLO , ELES INDICAM COM CLAREZA OS CAMINHOS PARA OS OUTROS SEGUIREM.

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