Foco em ações de longo prazo

Faça uma avaliação da sua visão profissional. Você costuma se concentrar em resultados de curto prazo ou de longo prazo? Pesquisadoras recentemente fizeram um estudo que dá indícios de que existe uma resposta certa a este questionamento, concluindo que líderes com foco no longo prazo produzem mais lucro.

longo-prazo

Segundo um artigo na The Wall Street Journal, a pesquisa concluiu que líderes míopes, ou seja, que não olham para o cenário mais distante, estão impedindo o progresso de suas companhias ao não investir em inovação e projetos arriscados. Acredita-se também que mudar para uma perspectiva de longo prazo pode melhorar o desempenho operacional de uma empresa em várias medidas, como retorno sobre ativos, lucro operacional e crescimento das vendas. E tudo isso em um prazo de dois anos. Um maior direcionamento de ações para o longo prazo, portanto, promoveria inovação e aumentaria o valor de mercado das empresas.

A análise foi comandada por pesquisadoras da Universidade de Boston e da Universidade de Western Ontario. Para determinar se os executivos com visão de longo prazo conseguem um melhor desempenho, as pesquisadoras identificaram 808 propostas de acionistas sobre remuneração de longo prazo de executivos entre 1997 e 2012 e examinaram as medidas aprovadas por uma pequena margem de votos. Elas mediram os efeitos de propostas aprovadas durante o ano da sua aprovação, um ano depois e três anos após a aprovação.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn