Entrevista

Expectativas na hora de procurar emprego

As mudanças que o mundo corporativo experimentou recentemente fez com que muitos profissionais fossem disponibilizados no mercado de trabalho, buscando recolocação. Este movimento pode ser delicado para os candidatos, embora as empresas garantam se preocupar com a experiência que eles têm durante um processo seletivo.

No entanto, ainda é grande a diferença entre o que os recrutadores avaliam com positivo na hora de se relacionar com potenciais funcionários e a opinião dos próprios profissionais que participam das seleções. Estas conclusões foram apontadas em um levantamento do site americano CareerBuilder, que consultou mais de 4.500 profissionais e 1.500 recrutadores nos EUA e Canadá sobre processos seletivos, e divulgada pelo Valor Econômico.

Procurar trabalho é uma experiência delicada para 73% dos candidatos, que dizem que a busca por emprego é uma das coisas mais estressantes da vida, segundo a pesquisa. Os recrutadores parecem ao menos reconhecer isso, com a maioria afirmando que a experiência dos candidatos é tão importante quanto a dos funcionários da empresa.

Mas entre os profissionais em busca de emprego, menos da metade (49%) acha que as empresas tratam os candidatos com o mesmo respeito que os funcionários. Enquanto 78% dos empregadores sentem que fazem um bom trabalho ao tornar claras as expectativas sobre a vaga e ao se comunicar com os candidatos durante o processo, só 47% dos candidatos concordam.

A maior reclamação é a falta de comunicação com o candidato durante o período. A maioria dos profissionais (81%) diz que a seleção melhoraria se as empresas fizessem atualizações do processo com mais frequência e 83% acham que seria útil ter uma expectativa dos prazos do processo já no início dele.
Para os especialistas que comandaram o levantamento, analisar o que candidatos buscam em um processo seletivo é hoje uma vantagem competitiva. Para criar uma experiência que atraia e retenha profissionais talentosos, é preciso comparar seus métodos com o que eles buscam.
.
______________________________________________________________________________________
MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn