Etiqueta no ambiente de trabalho

Normalmente, quando as pessoas falam sobre etiqueta, pensam em situações que envolvem grande formalidade. Na verdade, este “código” de conduta está presente em praticamente todas as áreas da vida e, principalmente, devem ser seguidas no dia a dia do trabalho, o que demonstra educação e profissionalismo. No ambiente profissional, onde existe uma forte competitividade, deslizes podem não ser tolerados.

Segundo especialistas em desenvolvimento humano, vestir-se adequadamente, tomar cuidado com o que é falado e entender (e respeitar) a hierarquia são atitudes essenciais. Se um presidente da corporação convida os funcionários para tomar um café, isso não lhes dá o direito de dar um tapinha nas costas dele e ficar falando de futebol. É importante perceber o ambiente.


A comunicação também merece atenção: gírias e palavrões devem ser evitados. Cuidados com o celular também são importantes, como deixá-lo no silencioso, usar toques baixos e discretos, pois podem atrapalhar a concentração dos demais colegas. Quanto à roupa, esta dependerá do tipo de ambiente e da profissão. Muitos departamentos ou empresas permitem o uso de um vestuário menos formal de seus profissionais, mas essa informalidade não pode ser excessiva.

Não existe um padrão único de etiqueta que possa ser adotado por todas as organizações. Entretanto, alguns aspectos devem sempre constar na lista de comportamento dos profissionais como, por exemplo, gentileza, respeito, solidariedade, bom humor, discrição, postura ao falar, sentar, entre outros. O respeito às normas e ao bom senso garantirá boa relação com os colegas e ainda poderá lhe trazer bons frutos profissionais, como uma promoção ou um aumento de salário. E lembre-se: espelhar-se nos gestores ou supervisores é sempre uma boa estratégia.

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