Estratégias para fazer um bom networking

Como você “faz networking”? Como cultiva e prospecta novos contatos para sua rede de relacionamento profissional? O artigo “How Successfull People Network with Each Other“, da consultora estratégica Dorie Clark, sugere algumas medidas interessantes para manter pessoas proeminentes próximas a você. E um dos pontos principais é saber como atraí-las. Sim, é preciso estar em evidência para que elas venham até você.

A autora faz uma relação com o termo chamado “inbound marketing“, que refere-se a um marketing focado em conteúdo de qualidade. Desta forma, o conceito definido por ela como “inbound networking” é simplesmente se mostrar interessante o suficiente para que as pessoas tenham interesse em lhe ter por perto.

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Uma das maneiras de construir uma conexão com alguém é encontrar um traço comum que vocês compartilham, mas a melhor forma de capturar verdadeiramente o seu interesse é compartilhar algo que parece especial para as pessoas. Descubra uma característica sua que pode agregar a um determinado grupo de indivíduos e aposte nisso para chamar a atenção para suas qualidades. Pergunte às pessoas próximas o que te diferencia, o que é mais interessante em sua personalidade e nas suas experiências. Estas informações talvez sejam um elo poderoso na hora de se conectar às pessoas que você deseja. Aprofundar-se em assuntos específicos também ajuda a atrair pessoas com interesses em comum, já que quase nada suscita mais interesse do que conhecimento genuíno. Se alguém é atraído por um tópico sobre o qual você está bem informado, ponto para você.

Outra dica de Clark é tornar-se o centro do networking. Ela dá o exemplo de um profissional de Nova York que colocou em prática a ideia de que a melhor forma para ser convidado para uma festa é, simplesmente, ser o anfitrião. Ou seja, ele idealizou uma série de jantares mensais para reunir influenciadores e pessoas que gostariam de se conectar entre si. Não indo tão longe, um profissional que inicie um grupo de debates interessante no Facebook, por exemplo, conseguiria um resultado parecido.

O mundo está competindo para a atenção das pessoas mais bem sucedidas e, para conhecê-las e construir uma ligação duradoura, a melhor estratégia é fazê-los chegar até você. Que tal trabalhar nisso?

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O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

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