Empresas e a saúde financeira dos funcionários

Em um período em que as finanças das famílias não vão bem e as retiradas das economias das poupanças, por exemplo, atingem um número recorde, uma tendência vista no mundo empresarial pode cair muito bem. É que vem crescendo a quantidade de empresas, principalmente nos Estados Unidos, que estão expandindo seus programas de bem-estar para além do corpo dos funcionários, focando agora também em seus bolsos.

Elaborados a partir dos programas de saúde física que convidam os empregados a perder peso ou realizar exames médicos, os programas de bem-estar financeiro incluem aulas de finanças, sessões de aconselhamento e até videogames criados para ajudar os funcionários a pagar suas dívidas, adequar-se ao orçamento e poupar para a aposentadoria. Esta medidas também elevam a produtividade, já que pesquisas sugerem que os funcionários com problemas financeiros podem ficar distraídos e faltar ao trabalho.

educação-financeira-empresa-720x375

Segundo matéria do The Wall Street Journal, o mais recente relatório de emprego do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos mostra que o salário médio por hora do setor privado subiu 2,1% em março deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, e que os salários têm crescido em torno de 2% nos últimos quatro anos. Além disso, cerca de 80% dos trabalhadores dos EUA e Porto Rico estão sob níveis moderados e altos de estresse financeiro, segundo avaliação de aproximadamente 40 mil profissionais realizada pela empresa de educação financeira Financial Fitness Group no ano passado.

As empresas afirmam que trabalhadores que sofrem de estresse por questões financeiras ficam doentes com mais frequência e podem adiar a aposentadoria. Em 2013, 76% dos empregadores afirmaram que estavam interessados em programas de bem-estar financeiro, de acordo com pesquisa da Aon Hewitt. No ano passado, 93% afirmaram que estavam planejando criar ou expandir seus esforços.

Você acha que as empresas brasileiras deveriam implementar programas de bem-estar financeiro nestes moldes?

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn