Empresas e a licença-paternidade

A chegada de um bebê causa impactos na rotina da família e não é apenas a mãe que sente estas mudanças. Pelo contrário, especialistas afirmam que o cuidado direto pelo pai nos primeiros dias em casa ajuda a fortalecer o vínculo com o bebê neste momento tão importante. E uma lei sancionada no início de 2016 promete ajudar os novos pais a estabelecer este contato intenso com seus filhos.  De acordo com a nova regra, a licença-paternidade aumenta de cinco para 20 dias, para os funcionários de companhias que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.

licença paternidade1

No entanto, uma pesquisa feita com 141 gestores de Recursos Humanos, dos quais 74% atuam em empresas com mais de 500 funcionários, apontou que apenas 18% dessas companhias concedem licença-paternidade de 20 dias. Contando apenas as organizações nacionais, o porcentual cai para 11%. Entre as estrangeiras, a taxa sobe para 23%.

De acordo com o Estadão, que divulgou o resultado do estudo, 45% das empresas que concedem o benefício de 20 dias apontam como vantagens desta medida a diminuição da desigualdade de gêneros no mercado de trabalho. Para 21%, a licença-paternidade contribui para a retenção de talentos, e 14% dizem que o aumento de produtividade no retorno do profissional ao trabalho é o principal efeito do benefício.

Porém, existe um receio por parte das empresas em conceder a licença-paternidade de 20 dias. O levantamento mostra que 61% dos entrevistados temem que o novo benefício cause desfalques na equipe e perda da rentabilidade.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn