É hora de bater as metas!

Todo ano é a mesma coisa. Os últimos meses do calendário são sinônimo de muita pressão nas empresas, que visam bater as metas do ano a qualquer custo. Chega o mês de novembro e a equipe está mobilizada em torno deste propósito. Seja pela manutenção da sua posição na organização ou pelo bônus financeiro que envolve alcançá-las, as metas podem render muita dor de cabeça aos funcionários e gestores.

Antes de mais nada, as metas precisam ser bem elaboradas no planejamento do começo do ano. Muitas vezes, algumas são traçadas sem qualquer parâmetro. Mesmo com elas bem estruturadas, os resultados não foram os esperados, logo, a primeira coisa a se fazer é avaliar se é possível alcançá-los.

Se ficar claro que as metas não foram bem estabelecidas, o gestor deve reunir o time todo, reconhecer que não foi realizado um bom trabalho e determinar a validade de se empenhar um pouco mais no fim do ano para chegar o mais perto possível de atingi-las. Caso esta seja a decisão, fragmente tudo em metas menores. Não se trata apenas de estipular objetivos para o time, mas de mapear o que tem de ser feito semana a semana.

Imagem: internet

Muitas vezes, a razão do planejamento se perde com o passar dos meses. É importante relembrar os motivos de cada um fazer o que faz.  Todos devem entender como aquela determinada meta pode contribuir para a organização. Cada meta individual impacta em uma meta de área, que, por sua vez, impacta em metas maiores.

Não deu para bater a meta. E agora? Este é um momento propício para reforçar a cultura e os valores da empresa. Não tente atenuar o fato de uma meta não ter sido batida, todas são importantes e nenhuma deve ser deixada de lado. É hora de reunir a equipe e alinhar quais metas não foram atingidas e onde na organização isso terá algum impacto.

Não aponte culpados nem exponha ninguém. Apenas levante os fatos, suas causas e as ações que serão tomadas em seguida. Tudo deve estar pautado em números, dados, projetos e outras metas. Não esqueça de que é comum não bater uma meta por dificuldades para gerir o tempo, por exemplo. Este é o momento de deixar os fatores claros para um melhor planejamento do ano seguinte.

Fonte: Endeavor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

One thought on “É hora de bater as metas!

Deixe uma resposta