Desenvolvendo habilidades para o futuro

Aquele medo das previsões que apontam para a presença intensa de robôs e a automação no dia a dia pode não ter razão de ser. A pesquisa “O futuro das habilidades: empregabilidade em 2030”, realizada pelo grupo editorial Pearson, em parceria com a fundação britânica de inovação Nesta e a Universidade de Oxford, tem uma visão positiva para a convivência de homens e máquinas.

Para os estudiosos, embora o ritmo de mudanças seja acelerado e o papel da tecnologia tenha um destaque enorme em um cenário próximo, o foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado pode ser a chave da preparação para o futuro. Só assim será possível atender à necessidade constante de atualização de conhecimentos causada pelo avanço da globalização, dos problemas ambientais, da desigualdade e incerteza política. Ou seja, o incerto tende a ser o novo normal.

O portal Porvir entrevistou Amar Kumar, um dos líderes da pesquisa, que afirmou que, quando pensamos nos panoramas para o futuro, imaginar quais profissões existirão não tem utilidade. Para ele, se preparar, desenvolver uma habilidade e praticá-la é o melhor a se fazer, em vez de assumir um papel de vítima dos robôs. Segundo ele, isso pode ser percebido quando olhamos a situação de alguém que anos atrás já demonstrava visão de mercado e tinha uma boa comunicação e hoje lidera times de marketing em redes sociais. Naquela época você chamaria isso de profissão?

A metodologia da pesquisa partiu de uma análise de sete tendências globais com maior probabilidade de impacto sobre o futuro do trabalho: mudança tecnológica, globalização, mudança demográfica, sustentabilidade ambiental, urbanização, desigualdade crescente e incerteza política. Setores como educação e assistência médica devem ganhar mais eficiência sem sofrer diminuição de forma de trabalho. Outros, que reúnem características essencialmente humanas, como a criatividade, também têm boas perspectivas. Já em setores como o transporte e a fabricação tradicional, o risco é maior.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta


quatro − = 3