Currículo até para os experientes

O currículo é determinante em qualquer mudança na carreira e é estratégico para se conseguir novas oportunidades. Mas nem sempre ele recebe a atenção necessária – até mesmo de profissionais de níveis mais elevados. Uma consultoria de carreira britânica focada em executivos de alto escalão fez uma análise destes documentos e percebeu vários erros. E, segundo especialistas, a situação é a mesma no Brasil.

Muitas vezes executivos não apresentam no currículo como a carreira foi construída e pulam etapas que podem ser de grande valia em um processo seletivo. Os executivos muitas vezes procuram fazer um currículo sucinto e, embora os muito longos não sejam indicados, fica difícil resumir 20 anos de experiência em uma página.

O profissional não precisa seguir um modelo definido, ele pode se apresentar ao seu estilo, mas precisa ser claro e ter bom senso na hora de medir a extensão do documento, já que ele é apenas uma primeira etapa e os detalhes da experiência serão dados em um segundo momento.

Veja os principais erros encontrados a partir da análise dos currículos de executivos:

– 63% focam em tarefas e não em conquistas;

– 54% são muito longos;

– 51% trazem muitas informações irrelevantes;

– 35% usam muitos jargões e abreviações;

– 25% carecem de atenção aos detalhes;

– 24% são muito superficiais;

– 10% são arrogantes.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn