Criatividade é fundamental

Criatividade é indiscutivelmente uma prerrogativa para se obter sucesso no mercado de trabalho. Entretanto, engana-se quem pensa que criativo é aquele que tem apenas uma idéia genial durante toda a sua vida. Criativo é o indivíduo capaz de olhar para onde todo mundo está olhando e enxergar aquilo que qualquer um podia ter visto, mas não viu. É o que expôs Max Gehringer, consultor de carreira, para o Canal RH.

Ele ilustra o pensamento com a história de uma estagiária que certa vez contratou. Durante um processo de seleção, ao final de cada entrevista ele entregava ao candidato um isqueiro, de presente. Alguns aceitavam e alguns diziam não precisar por não serem fumantes. Até que a personagem em questão aceitou o presente mesmo não sendo fumante. Quando perguntada sobre qual seria a utilidade do isqueiro para ela, a candidata respondeu que o aparelho também servia como lixa de unha. Ela enxergou ali uma possibilidade que qualquer um poderia ter visto, mas não viu. Segundo Gehringer, este é o perfil que as empresas procuram. O mercado não quer o indivíduo que tem apenas uma idéia de um milhão de reais. Ele quer gente capaz de ter todo dia uma idéia de R$ 5 mil.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn