Crescimento do Brasil será menor que o dos vizinhos

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgou ontem um relatório que diz que a economia brasileira deve crescer em 2011 menos do que a dos países vizinhos. O estudo explica que o crescimento será apenas de 4% no país, mas que deve ocorrer com menor volatilidade nos próximos anos. Este é o menor índice entre os países da América Latina, junto com a Guiana. O Panamá e a Argentina deverão ter os maiores crescimentos, com 8,5% e 8,3%, respectivamente.

Segundo Carlos Mussi, economista do Cepal, a diminuição do ritmo de crescimento do Brasil mostra uma preocupação do país em manter um crescimento equilibrado, com uma trajetória “sem maior volatilidade” e “com geração de empregos e aumento da renda”. Ele diz que a redução do crescimento, que no ano passado foi de 7,5% é reflexo do aumento das taxas de juros e do corte de gastos, que contiveram o ritmo da inflação.

De acordo com a Cepal, o crescimento vai se refletir no mercado de trabalho dos países da região, com uma queda no desemprego para um percentual entre 6,7% e 7% em 2011. No ano anterior, o índice de desemprego foi de 7,3%.

Fonte: Brasil Econômico

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn