Conversando sobre carreira

Além da experiência no recrutamento de executivos e profissionais especializados, a MSA RH oferece soluções, através de sua Divisão MSA Carreira, a profissionais que buscam autoconhecimento e planejamento de carreira, e a empresas que necessitem de avaliações e direcionamento de seus empregados. As soluções englobam:

– Programa de Orientação à Empregabilidade, cujo foco é instrumentalizar os profissionais que querem se preparar para o mercado de trabalho, através de diferentes conteúdos como Simulação de Entrevistas, Orientação sobre Networking, Elaboração de CV, Mercado de Trabalho, entre outros.

– Coaching Executivo, que oferece uma metodologia de reflexão sobre os interesses, talentos pessoais e aspectos de personalidade, objetivando o planejamento e redirecionamento de carreira.

Entendendo o momento atual de mercado e as dúvidas existentes sobre o assunto, abrimos hoje um espaço para debater e responder a questionamentos dos leitores sobre decisões e posturas junto ao mercado de trabalho.

chamada_blog

Regras de envio:

  1. Serão consideradas perguntas pertinentes ao mercado de trabalho focado no ambiente corporativo.
  2. Os valores que norteiam a MSA são Ética, Respeito e Responsabilidade, sendo assim, não consideraremos perguntas que não estejam em consonância com os mesmos.
  3. Serão escolhidas duas perguntas por semana, sendo divulgadas em nosso blog e site.
  4. A pergunta não poderá exceder 800 caracteres.
  5. O e-mail de envio é carreira@msarh.com.br

E, para marcar a abertura desta iniciativa, o Blog da MSA RH conversou com a executiva da empresa, Lúcia de Almeida, sobre a Divisão MSA Carreira e sobre o momento que o mercado brasileiro vem vivendo atualmente. Confira esta entrevista abaixo:

Blog MSA: A MSA tem mais de 20 anos de expertise consolidada no mercado de trabalho. Levando em conta esta vasta experiência em diversos setores, qual o diferencial de empresas e profissionais que contam com orientações para carreira?

Lucia de Almeida: Os diferenciais que acreditamos e comprovamos nos atendimentos de nossos assessorados são, primeiramente, o fato de estarmos diretamente ligados ao mercado de trabalho e em sintonia com as melhores práticas de grandes empresas, em termos de recrutamento e seleção. Em segundo lugar, nossa equipe é composta de consultores experientes e participantes dos eventos relevantes sobre os temas sobre Recursos Humanos, Carreira e Mercado. Por fim, adotamos uma metodologia de avaliação, utilizando diferentes ferramentas, que geram resultados qualitativos e quantitativos sobre as competências comportamentais potenciais e a serem desenvolvidas, concluindo o cenário para a orientação e planejamento de Carreira.

Blog MSA: Em um momento delicado experimentado pelo mercado brasileiro, quais principais mudanças estão sendo sentidas em relação a movimentações de carreira? Em que aspecto uma consultoria especializada se faz mais necessária neste cenário e quais os momentos profissionais que levam à busca por estas orientações? 

Lucia de Almeida: Acreditamos que qualquer momento de crise leva o profissional a refletir mais profundamente sobre sua carreira, suas motivações e sonhos. Alguns são pressionados a fazer essa reflexão em função dos eventos de demissões ou realocação, dentro das empresas, em outras atividades. Outros, porém, por entender que, diante de seus desejos e posicionamentos atuais, seus futuros serão impactados de forma contrária aos seus planos. Neste momento, a consultoria especializada tem a propriedade de acolher as dúvidas e insatisfações sobre suas carreiras e, através de uma metodologia clara e segura, caminhar com os assessorados na descoberta de novos propósitos de carreira e como alcançá-los.

Blog MSA: Como funciona a divisão MSA Carreiras, em termos de profissionais envolvidos e metodologia?   

Lucia de Almeida: A Divisão traz soluções de avaliação profissional e orientação de carreira, tanto para empresas, quanto para profissionais em busca de um aprofundamento de perfil e planejamento de carreira. Os benefícios para as empresas na utilização dessas soluções são: embasar processos decisórios de movimentação interna, demissões e admissões; fortalecer a imagem da empresa na aplicação do Programa de Orientação à Empregabilidade e melhorar performance aplicando a metodologia de Coaching. Os profissionais, por sua vez, se beneficiam de avaliações de perfil e potencialidades, assim como de orientação, instrumentalização e planejamento das definições sobre suas carreiras.

Blog MSA: A empresa já realiza um trabalho sólido avaliando e auxiliando seus clientes na tomada de decisões essenciais sobre carreira. Qual o objetivo em abrir espaço para um diálogo sobre o assunto também com o público do blog e das redes sociais?  

Lucia de Almeida: Estamos em um momento crítico em relação às demandas de trabalho. Vivemos, há muito pouco tempo, um boom que nos levou a buscar profissionais em outros países para fazer frente às oportunidades que se avolumavam a passos largos. Hoje temos uma oferta de profissionais com remunerações por vezes inflacionadas, e que estão à procura de respostas e direcionamento.A MSA não poderia estar indiferente a esse cenário e, acreditando que nossa contribuição, por menor que seja, possa fazer a diferença, iremos orientá-los em situações que podem ser comuns a muitos outros profissionais.

Be Sociable, Share!

One Response to Conversando sobre carreira

  1. Bom dia!

    Eu trabalho na area de administração de pessoal a 10 anos como analista de Folha de Pagamento, e vejo que a maioria dos gerentes de RH não são oriundos dessa area e sempre da area de T&D ou R&S. Qual o processo que me indicaria para que eu possa almejar ser um gerente de RH ao longo da minha carreira?

    Cordialmente,
    Jefferson Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove − = 2