Contato pessoal ainda é o mais eficiente

Muitos avanços tecnológicos surgiram nos últimos anos para facilitar a comunicação dentro e fora das empresas, mas analisando cases de sucesso do mundo empresarial, existe um tipo de comunicação que jamais foi descartado por essas companhias, é a mais tradicional de todas, porém indispensável: a comunicação face a face.

É nesse tipo de contato que as pessoas reforçam valores como confiança e amizade, além de se aproximarem e se integrarem com o grupo, e isso não vale apenas para a comunicação entre chefes e subordinados, mas principalmente na relação entre pares e também com clientes e fornecedores. Afinal, uma empresa saudável começa com relações de boa qualidade.

Four businesspeople at boardroom table

Uma pesquisa realizada recentemente pela Trackvia – empresa que desenvolve aplicativos para o mundo corporativo – buscava compreender como os funcionários se comunicavam e colaboravam entre si e mostrou que o contato olho no olho ainda é considerado o mais importante entre os colegas de trabalho.

Para os entrevistados, o momento mais importante para entrar em contato direto com seus parceiros (subordinados ou não) era na hora de dar boas notícias (69% preferem dar feedbacks positivos pessoalmente enquanto 63% não gostam de dar feedbacks negativos olhando nos olhos dos companheiros). Outro dado relevante foi que 40% dos entrevistados revelaram já ter trabalho com pessoas em longos projetos sem nunca ter se comunicado com elas pessoalmente, nem mesmo por telefone.

Na prática, basta lembrar que a comunicação face a face, além de efetiva é barata, pois não necessita de nenhuma tecnologia. Então, se a sua empresa anda esquecendo dessa forma de comunicação, estimule os chefes a incentivarem esse tipo de contato, provendo encontros e reuniões entre as equipes. Isso é importante para que todos conheçam as tarefas, potencialidades, competências e o personalidade de cada um. E não esqueça que tão importante quanto falar é saber escutar, portanto reserve um tempo para escutar as opiniões e relatos dos seus funcionários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta