Comportamentos antiéticos devem ser perdoados?

Responda sem pensar muito: você acredita que comportamentos antiéticos no trabalho podem ser perdoados? Muitos profissionais acreditam que sim e eles não estão sozinhos. Um estudo de professores americanos na Universidade Baylor, no Texas, investigou a rejeição a atitudes assim e o resultado foi, de certa forma, surpreendente.

Indo na contramão do politicamente correto, os pesquisadores concluíram que profissionais com comportamentos antiéticos têm esta característica tolerada quando entregam resultados positivos para a empresa. Eles deram como exemplos de atitudes assim situações como desperdiçar e usar recursos da empresa para fins pessoais ou realizar atividades que representam conflitos de interesse. Como forma de “retribuição informal” a profissionais com comportamento problemático, os professores citaram o conceito de “ostracismo” no ambiente de trabalho, que inclui ser ignorado pelos colegas e superiores ou excluído de atividades.

B

Por meio de dois experimentos e uma pesquisa de campo, que tiveram a participação de um total de 1.040 pessoas, o estudo aponta que profissionais com comportamento antiético têm mais chance de serem excluídos pelo resto do grupo — a não ser que eles tragam resultados. Nesses casos, as atividades “conflituosas” são toleradas pelos colegas e supervisores.

Os resultados apareceram independentemente do ambiente de trabalho, mostrando que há chances iguais de o alto desempenho se sobrepor ao comportamento antiético, no que diz respeito a ostracismo, em organizações com forte código ético ou naquelas com pouca aderência a esses códigos.

Para os especialistas, empresas que se mantêm permissivas a comportamentos antiéticos em troca de alto desempenho profissional podem acabar gerando mais atitudes ilícitas entre seus funcionários ou perdendo empregados éticos. E ambos resultados, comportamento antiético e turnover, podem ser bastante custosas para as organizações.
Informações: Valor Econômico

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn