Comportamento nas redes sociais

Já não é novidade que as empresas estão super atentas ao que seus funcionários publicam em redes sociais. Se é verdade que o que é postado nas redes pode influenciar na contratação (como falamos neste post), a mesma lógica é aplicada aos colaboradores das companhias. Uma pesquisa recente da empresa americana de segurança de e-mail Proofpoint revelou que 7% das organizações já demitiram um empregado por causa de sua atividade em sites de mídia social. Outros 20% disseram que, por causa das redes sociais, empregados tiveram de ser advertidos.

Em tempos que se debate tanto a privacidade e os limites entre a postura profissional e pessoal nas redes, uma coisa é certa: é preciso zelar pela imagem on-line e levar em consideração que tudo que é postado diz alguma coisa sobre você. Na dúvida, é sempre melhor moderar. Veja os comportamentos que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis on-line de seus empregados:

– Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa
– Comentar questões privadas da empresa em fóruns públicos
– Oferecer muita informação sobre sua vida pessoal e atividades de lazer
– Publicar xingamentos, palavrões e palavras de baixo calão em geral
– Não respeitar opiniões, credo, filosofia, raça e todos os tipos de diferenças
– Mudar de identidade e fingir ser outra pessoa
– Publicar fotos íntimas e/ou desnecessárias
– Postar comentários sobre sua vida pessoal que poderiam levar um empregador a fazer um julgamento negativo sobre você
– Participar de comunidades de gosto duvidoso. Seu perfil é facilmente identificado pelos grupos que você segue.

Ser discreto em relação ao trabalho m julgamento negativo sobre você é a melhor prática para se evitar problemas com os chefes. Aproveite o espaço para mostrar o melhor de você. Se você usa o (curto) espaço das redes sociais para exibir seus projetos, você faz com que seus colegas e até os chefes se aproximem, abrindo espaço para conversas informais e até gostos em comum

Fonte: Blog MTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta