Competências mais buscadas refletem tendências do mercado

Dê uma olhada em seu perfil do LinkedIn e avalie o que ele diz. Quais as suas principais competências? Do que é dito ali, o que pode ser  mais atrativo para recrutadores e paceiros profissionais em potencial? A rede social costuma fazer rankings dos termos mais usados em seus domínios e isso pode ser um bom termômetro das necessidades que o mercado tem neste momento.

A partir de análises feitas pelo LinkedIn, as palavras-chave mais digitadas pelos empregadores em todo o ano de 2015 deram origem a 25 categorias de competências listadas por eles. São as habilidades que, segundo a interpretação da rede, estiveram mais em alta no ano passado e continuam quentes em 2016. O levantamento foi feito em dez países, incluindo o Brasil.

msa-linkedin-tendências-mercado

No Brasil, o 1º lugar da lista ficou com análise estatística e mineração de dados – que aparece em 2º lugar no ranking global e é a única competência entre as 4 principais de todos os países estudados. Segundo gestores do LinkedIn, o resultado não surpreende, já que vivemos em um mundo em que organizar, classificar e analisar dados é obrigatório para qualquer empresa. Isso mostra uma grande tendência do mercado e, consequentemente, competências associadas a esta atividade tendem a continuar em alta por mais alguns anos.

Chama a atenção no ranking brasileiro o lugar ocupado por duas competências ligadas à área de recursos humanos. Entre 2014 e 2015, a busca por profissionais de RH com foco em benefícios e remuneração aumentou 15%. Para a rede social, o número reflete o cenário econômico crítico em que o Brasil se encontra, e a valorização da área mostra o interesse das empresas em manter os melhores profissionais do mercado satisfeitos e fiéis a elas – segundo um estudo recente do próprio LinkedIn sobre recrutamento em 2016, a retenção de talentos é uma prioridade para 42% das empresas.

Por outro lado, a crise política brasileira foi responsável por aquecer uma outra tendência refletida no levantamento. Segundo a rede social, o momento atual fez com que aumentasse muito a busca por profissionais capazes de trazer mais ética e transparência para os negócios. Não por acaso, três categorias de competências que não haviam aparecido no ranking brasileiro de 2014 marcaram presença na lista mais recente: direito empresarial e governança, políticas públicas e desenvolvimento de novos negócios.

Veja a seguir a lista com as 25 competências mais buscadas pelos recrutadores brasileiros no LinkedIn:

Ranking Categoria de competência Variação da frequência de buscas 2014-2015
1 Análise estatística e mineração de dados 0%
2 Desenvolvimento mobile 9%
3 Segurança de qualidade (QA) de software e teste de usabilidade 9%
4 Logística 1%
5 Arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento -2%
6 Middleware e softwares de integração -2%
7 Engenharia e armazenamento de dados 3%
8 Segurança da informação -2%
9 Recursos humanos (benefícios e compensações) 15%
10 Direito empresarial e governança não apareceu na lista de 2014
11 Segurança no trabalho não apareceu na lista de 2014
12 Design de interfaces 4%
13 Desenvolvimento de aplicativos para Microsoft 8%
14 Business Intelligence -6%
15 Sistema de Controle de Revisão (SCR) -8%
16 Recrutamento -14%
17 Políticas públicas e relações internacionais não apareceu na lista de 2014
18 Engenharia de materiais não apareceu na lista de 2014
19 Perl/Python/Ruby -4%
20 Desenvolvimento em Java -3%
21 Desenvolvimento de negócios e gestão de relacionamento não apareceu na lista de 2014
22 Marketing em mídias sociais -13%
23 Marketing digital -9%
24 Modelagem de software e design de processos -4%
25 Linguagens de shell scripting -7%

,
______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn