Deficit De Sono

Como o seu sono influencia na produtividade

As preocupações do dia a dia, a rotina corrida e muitos outros fatores fazem com que nem sempre as noites sejam bem dormidas. Pois dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40% da população mundial não dorme como gostaria. Você também sofre deste mal?

Não é segredo para ninguém que uma noite mal dormida tem tudo para prejudicar a produtividade no ambiente de trabalho. Porém, os efeitos de um sono de má qualidade refletem ainda em outros pontos. A falta de boas horas para descanso dificultam a recuperação do metabolismo e o desenvolvimento mental.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Cambridge, na Grã-Bretanha, em conjunto com a Rand Europe, um instituto de pesquisa britânico, descobriu que a falta de sono é uma das responsáveis pela baixa produtividade no trabalho. Para surpresa dos cientistas, o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e a alimentação não foram fatores tão relevantes para a produtividade.

A pesquisa analisou dados de 21 mil funcionários de empresas que participaram do concurso “A empresa mais saudável da Grã-Bretanha”. Os resultados mostram que aqueles que dormiam durante seis horas ou menos por noite foram notavelmente menos produtivos do que os participantes que dormiram entre sete e oito horas.

Outros fatores, como preocupações financeiras, problemas de saúde mental (como depressão), problemas musculoesqueléticos e falta de exercício físico também afetaram a produtividade dos trabalhadores.

De acordo com a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), o nosso sono não é igual durante toda a noite. Por isso, a má qualidade impacta em seu desenvolvimento em longo prazo. Depois de dormir bem, a pessoa se sente renovada e mais disposta a enfrentar novamente uma rotina diária. É certo que dormir pouco irá acarretar em problemas para o seu trabalho.

Quem dorme pouco pode ter a memória prejudicada, apresentar bloqueio criativo, ansiedade, irritação e descontrole emocional. Além disso, a privação do sono traz prejuízos graves à atenção. Por isso, muitos profissionais se deparam com a perda de concentração ao longo do dia. Esses fatores são graves para o ambiente de trabalho. Afinal, qualquer líder quer manter em sua equipe pessoas competentes, criativas e motivadas. O sono é fundamental para iniciar este processo de maneira correta.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn