Como discordâncias podem contribuir com o seu trabalho

Em seu livro, “Living Above the Level of Mediocrity”, traduzido para o português como “Levando a sério o seu compromisso com a excelência”, Charles Swindoll conta a história vista no conselho consultivo de Walt Disney. Ele encontrou muita resistência e suas primeiras reuniões do conselho foram difíceis, mas o notável era a forma com que o visionário criativo respondia à discordância.

Disney ocasionalmente apresentava o que parecia ser uma extensa lista de sonhos inacreditáveis, mas, de forma divertida, sempre apresentava soluções. Quase sem exceção, os membros do conselho aceitavam suas ideias, mesmo incrédulos. Quando encontrava alguma discordância que não era unânime, ele se sentia desafiado e empregava todo seu tempo e energia criativa na tarefa de persuadir quem não concordasse. Ele tratava a discordância com naturalidade. Já líderes inseguros nunca vão aceitar bem um desacordo, vão vê-lo como uma forma de rebelião e derrota.

Disney-Storyboarding

Imagem: internet

Como você lida com as divergências? Você leva para o lado pessoal e pune aqueles que não concordam com você? Ou, como Disney, abraça a discordância e a vê como um meio de fazer grandes sonhos virarem realidade? A lição de Disney era como ele lidava com as divergências. Um grande líder não deve leva-las para o lado pessoal, deve considerar as divergências como algo construtivo, que vão desencadear em soluções criativas.

Divergências construtivas desencadeiam pensadores criativos – A Disney se recusou a abraçar pequenos sonhos. Se o sonho e a oposição eram muito pequenos, não mereciam seu tempo e energia criativa. Mas seu principal executivo sabia que estava cercado de pessoas talentosas.

Divergências construtivas libertam grandes sonhos – Soa quase como uma contradição. Mas o progresso real não é feito quando há um acordo unânime sobre idéias medíocres, mas com divergências sobre como conquistar grandes objetivos. O caminho de menor resistência requer pouco, mas a divergência exige empenho, compromisso e um investimento pessoal no resultado.

Divergências construtivas produzem resultados inegáveis​​ – Ao abraçar desentendimentos unânimes, Walt Disney e sua equipe criaram uma mágica que perdura por décadas. Milhões de pessoas em todo o mundo já experimentaram as maravilhas da marca Disney.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

2 thoughts on “Como discordâncias podem contribuir com o seu trabalho

  1. Não concordo com o termo divergências. Vemos diferenças entre divergência e conflito. Hoje as corporações se referem a gestão de conflitos.

    Significado de Divergência
    s.f. Separação que ocorre de modo progressivo e continuado; aumento progressivo da distância entre duas direções não paralelas..

    Significado de Conflito
    s.m. Oposição de interesses, sentimentos, idéias.
    Luta, disputa, desentendimento.

    Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são.
    Abraços

  2. O artigo mostra a um pedaço da capacidade de liderança e visão de Walt Disney quando se deparava com discordâncias no seu trabalho. As discordâncias devem existir mesmo, senão ficaria tudo muito sem graça. A questão também é como os líderes se comportarão durante os períodos de discordâncias. Haverá aqueles que escolhem um caminho mais próximo do caminho descrito no caso em tela, e também haverão aqueles que escolhem manter atitudes que não ajudam a construir. Ou seja, deve-se optar por escolher atitudes que resultem na agregação de valor,de forma sustentável, seja para a empresa, seus funcionários e também para a sociedade. Grato. Eduardo

Deixe uma resposta