Brasil lidera em empregos verdes

A transformação da economia atual – considerada poluidora, ineficiente, desigual e insustentável – para uma economia verde — que dê prioridade ao uso de recursos renováveis e leve em conta o futuro do planeta — pode gerar até 60 milhões de empregos ao redor do mundo nas próximas duas décadas, afirma um relatório da Organização Internacional do Trabalho, publicado recentemente.

No documento, o Brasil (junto com os Estados Unidos) é citado como exemplo de liderança nessa transição, por já ter criado 2,9 milhões de empregos com a nova economia em 2010. O número, de acordo com o relatório, corresponde a 6,6% da força total de trabalho do país no mesmo ano. Essa proporção pode aumentar, caso iniciativas em setores chave sejam tomadas em direção a uma economia verde, segundo a Veja.

O diretor geral da OIT, Juan Somavia, afirmou durante o lançamento do relatório, em Genebra, Suíça, que o atual modelo de desenvolvimento tem se mostrado ineficiente e insustentável, não só para o ambiente, mas também para as economias e sociedades.

As descobertas salientam que milhões de pessoas podem ser incluídas nos esforços para combater a pobreza e para a melhoria da qualidade de vida desta e das futuras gerações. É uma mensagem positiva de oportunidade em um mundo atordoado por desafios que estamos enviando às principais cidades do planeta no exato momento em que os líderes do mundo se preparam para a Rio+20.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn