Bom português é essencial!

A falta de formalidade nas mídias sociais não permite que a gramática, a língua portuguesa e, até mesmo, o bom senso sejam prejudicados. Tanto jovens quanto os mais experientes precisam, antes de tudo, cuidar da imagem profissional em seus perfis da internet.

É impressionante a quantidade de erros de português presente nas páginas da web. Pressa na hora de digitar e falta de atenção permitem erros básicos, embora ocorram sem querer. Os problemas de gramática acabam circulando tanto na internet que vão se perpetuando, confundindo os internautas do que é certo ou errado. Transforma-se em um círculo vicioso de deslizes no português. Em alguns posts de Facebook, por exemplo, aparecem frases indecifráveis e opiniões incompreensíveis por causa de problemas de pontuação, ortografia, concordância e por aí vai.

O dicionário está cada vez mais acessível, não deixe de consultá-lo quando tiver dúvidas. Pratique, leia, estude e troque com quem tem domínio no assunto! Os erros podem acabar com sua imagem e tirar o brilho e o resultado de uma ação de marketing nas redes sociais, por exemplo. A estratégia perfeita cai por terra se desenvolvidas com erros gramaticais. Podem não surtir o efeito desejado por uma simples falta de revisão.

Além dos jovens, que mais acessam as redes sociais, existem outros alvos fáceis, como políticos, empresários e até celebridades. Por isso, não tenha pressa em publicar: revise e valorize seu texto. Profissionais em geral, que utilizam a comunicação escrita com regularidade ou que atuam em áreas disseminadoras de informação devem conquistar uma comunicação mais direta, compreensível e assertiva, dando prioridade ao bom português.

Por Bruna Nicolao | Fonte: Exame
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

One thought on “Bom português é essencial!

  1. Às vezes nos deixamos levar pela pressa, pela preguiça e modismos e não revisamos os textos a serem divulgados para nossos pares ou superiores… A vergonha chega juntamente quando alguém responde… Aí já era…
    Realmente o dicionário e o corretores ortográficos são amigos fiéis que nos auxiliam na comunicação escrita. O pior é que tem gente que apesar de ver palavras assinaldas pela ferramenta, insistem em ignorar!
    A internet, através principalmente de e-mails, seria uma ótima ferramenta para divulgação do bom e correto português.

Deixe uma resposta