Aumento da produtividade

Especialistas e veículos especializados continuam afirmando: estamos vivendo um período de grande escassez de mão de obra qualificada no Brasil. Com a taxa geral de desemprego atualmente na faixa de 5,5%, vivemos uma economia de “pleno-emprego”. Para as empresas em crescimento, isso se materializa na dificuldade de contratar pessoas para novos cargos. E a situação é crítica nas áreas que demandam alta qualificação.

Muitas empresas lidam com o problema intensificando seu esforço de recrutamento e aumentando o valor das suas propostas. Mas essa solução pode trazer consequências adversas. É comum que a contratação de “gente de fora” com salários acima do padrão gere uma onda generalizada de pedidos de aumento e equiparações por toda a estrutura da empresa. Se atendidas, há a erosão da margem de lucratividade. E, se não atendidas, há o risco da desmotivação e do aumento do turnover – jogando a empresa em uma dinâmica perigosa.

Mas, então, o que fazer? Uma resposta é: fazer mais com menos. Um artigo publicado pela Endeavor cita dois estudos distintos realizados para embasar este raciocínio. O primeiro, realizado com uma amostra de 1.500 executivos, traz a alarmante constatação de que apenas 9% deles estão ‘Muito Satisfeitos” com a maneira como o seu tempo é alocado. Em outras palavras, 91% sabem que desperdiçam tempo em alguma medida. Ou mesmo de forma generalizada.

O segundo, realizado a partir de estudos em profundidade em cinco setores da economia, apontou que o uso de ferramentas de colaboração no ambiente de trabalho aumenta a produtividade de trabalhadores altamente qualificados entre 20 e 25%. Na prática, ele significa que, se você está pensando em contratar uma nova pessoa para a sua equipe de quatro colaboradores, talvez haja um outro caminho. Melhorando a alocação dos indivíduos em tarefas realmente prioritárias e trazendo mais facilidade e transparência para a comunicação entre as áreas da empresa, é possível ter um ganho de produtividade que eliminaria a necessidade da contratação adicional.

Em resumo, em uma empresa, é possível que haja grandes ganhos a serem capturados pelo aumento da produtividade.

Fonte: Endeavor

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn