Aumenta o número de desempregados e subocupados

A proporção de pessoas desempregadas mais aquelas que estão subocupadas chegou a 16% da força de trabalho, no segundo trimestre de 2016, segundo dados divulgados em uma nova série da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Em números absolutos, das 102,4 milhões de pessoas na força de trabalho (empregadas e desempregadas), 4,8 milhões estavam subocupadas, ou seja, com uma jornada de menos de 40 horas semanais. Outras 11,6 milhões estavam desempregadas.

A soma desses dois contingentes, 16,4 milhões, representa 16% da força de trabalho. É a maior taxa de subutilização (subocupação mais desocupação) do mercado de trabalho desde 2012, quando o levantamento da Pnad Contínua começou a ser realizado. A taxa de subutilização registrou o mínimo de 11,1% no quarto trimestre de 2013. Desde então, oscilou e passou a crescer continuamente a partir do quarto trimestre de 2014, até chegar aos atuais 16%.

força de trabalho

Além da taxa de subutilização, o IBGE também vai divulgar trimestralmente a taxa combinada da desocupação e da força de trabalho potencial, que abrange as pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram trabalho, ou que procuraram, mas não estavam disponíveis para trabalhar (força de trabalho potencial).

O total de subocupados, 4,8 milhões, está empregada, mas trabalha menos de 40 horas por semana e estava disponível no segundo trimestre para trabalhar mais. Eles são garçons ou mecânicos, por exemplo, que desejam fazer mais horas de serviço para ampliar o rendimento.

Para o IBGE, os subocupados são grupo que está crescendo desde o fim de 2015. No quarto trimestre do ano passado, 4,1 milhões tinham desejo e disponibilidade para trabalhar mais em busca de complemento na renda. No período entre abril e junho de 2016, o contingente de 4,8 milhões representou a maior taxa desde o quarto trimestre de 2013, quando esse grupo somava 4,7 milhões.

Fonte: Valor Econômico

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn