Aulas online e de graça das melhores universidades

Uma revolução na educação em escala global vem tomando corpo e a razão de tudo isso está na educação de graça online, acessível para todos. Universidades renomadas, como Harvard, MIT e Yale disponibilizam vídeos de disciplinas inteiras na internet a partir de iniciativas de conhecimento livre.

O portal americano Coursera é um dos que tem como objetivo propagar este conhecimento e acaba de receber investimentos para produzir videoaulas, além de fechar de parcerias com instituições de ponta, como as Universidades de Stanford, Berkeley, Michigan, Princeton e da Pensilvânia. A idéia é oferecer cursos e disciplinas normalmente divididos em módulos de dezenas de aulas. Só nos próximos meses, o portal vai adicionar mais 30 cursos, dados por professores que são verdadeiras celebridades no meio acadêmico, como Charles Severance, da Universidade de Michigan, que vai contar a partir de 23 de julho a história da criação da web e de como ela funciona no curso História da Internet, Tecnologia e Segurança.

Como o público brasileiro pode se beneficiar desta iniciativa? Além das aulas serem gratuitas, o portal Veduca entrou no mercado recentemente com o objetivo de facilitar o acesso de quem não fala inglês. Ele pretende não só reunir e organizar os cursos disponibilizados pelas Universidades, como legendar o material em português. Por enquanto, apenas parte das aulas estão disponíveis com legenda, mas a expectativa é que todas sejam traduzidas em breve. E os planos não param: e médio prazo, o Veduca quer produzir conteúdo com universidades brasileiras.

Uma outra forma de adquirir conhecimento produzido pelas grandes está a um toque de distância. É que a Apple possui o iTunes U, aplicativo gratuito com um catálogo de mais 500 mil palestras em vídeo ou áudio, livros e outros recursos de instituições americanas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

2 thoughts on “Aulas online e de graça das melhores universidades

Deixe uma resposta