As mulheres da Geração Y

Muito se fala sobre as diferenças entre as gerações, mas como elas se aplicam no dia a dia corporativo? E qual o grupo predominante dentro das organizações? Estatísticas apontam a geração Y como a mais representativa no mercado de trabalho, com especial atenção à parcela feminina. As mulheres da geração Y (nascidas entre 1980 e 1995) estão em constante ascensão e têm promovido uma intensa mudança de comportamento e expectativas sobre a carreira.

Uma pesquisa global recente chamada “The female millennial – A new era of talent” apontou que a confiança é algo bastante característico desta geração – elas de fato estão investindo no aprimoramento de suas habilidades, como cursos de capacitação e desenvolvimento. São ainda características comuns: alta escolaridade, ambição e objetivos claros em relação à carreira. No entanto, o estudo revela que 71% das entrevistadas não sentem que as oportunidades são realmente iguais para todos.

MSARh_mulheres_geraçãoY

Estas mulheres, de acordo com outro levantamento, realizado por um instituto de pesquisa americano, estão obtendo ganhos rápidos no trabalho e na sala de aula. As americanas, grupo estudado pelo órgão, estão não apenas graduando-se em universidades em um ritmo muito mais rápido que suas avós, mas também estão ultrapassando os homens em diplomas de bacharelado.

O instituto analisou dados da mais recente pesquisa de população dos EUA e descobriu que cerca de 27% das mulheres da Geração Y possuem ao menos um diploma de bacharelado. Entre os homens da mesma geração, o número é de 21%.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

 
 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn