As 5 marcas globais mais verdes

Um ranking elaborado pela consultoria Interbrand e divulgado pela revista Exame avaliou as empresas mais sustentáveis, segundo o desempenho ambiental e a percepção dos consumidores. Estimulada pela demanda social e pelas exigências do mercado, a preocupação das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano. Para “agir verde“, além de se destacar, é preciso divulgar as ações ambientais. O levantamento “Best Global Green Brands” aponta as companhias líderes não só na implementação de práticas sustentáveis mas também na capacidade de comunicar eficazmente seus esforços para os consumidores. O estudo combina a percepção pública dos consumidores com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado. Veja as 5 primeiras colocadas no ranking:

1 – Toyota – A liderança foi atingida devido à associação do bom desempenho ambiental com a alta percepção por parte dos consumidores. Grande parte disto pode ser atribuída ao seu híbrido Prius, lançado em 1997, carro que tornou-se símbolo de veículo ecológico. Na avaliação, além do carro verde, a sustentabilidade ambiental está profundamente enraizada na marca e tem sido uma prioridade de gestão desde 1992, quando a empresa adotou a “Toyota Carta da Terra“, que resultou em melhorias no uso de energia, consumo de água, redução da geração de resíduos tóxicos e das emissões de gases efeito estufa.

2 – 3M – A empresa implementou suas primeiras políticas verdes há 35 anos e, desde então, tem sido bem sucedida no desenvolvimento de materiais renováveis como substitutos para polímeros à base de petróleo. A multinacional, inclusive, ganhou o prêmio “Energy Star Award Excellence“, concedido pela Agência Americana de de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) e pelo Departamento Americano de Energia, contribuindo para seu reconhecimento.

3 – Siemens – O destaque da empresa alemã, que garantiu o terceiro lugar, é seu programa de eficiência energética, o Green Buildings. Com o sistema, que chega a economizar 23 mil MW anualmente, as sedes da empresa na Europa poupam até 1,86 milhões de dólares.  

4 – Johnson & Johnson – Desde 1992, a empresa tem objetivos ambientais definidos e a cada cinco anos renova suas metas, além de pertencer a uma série de coalizões corporativas dedicadas à gestão ambiental. A percepção do público em relação à preocupação sustentável da empresa ajudou-a a conquistar o quarto lugar das empresas globais mais verdes.

5 – HP – A empresa tem se esforçado em desenvolver tecnologias e produtos mais eficientes em energia. Depois de ser alvejada pelo Greenpeace em 2009, a marca progrediu na eliminação de substâncias tóxicas e vem apresentando um bom desempenho ambiental. No entanto, a avaliação aponta que a HP ainda pode divulgar melhor suas ações.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn