Afeto Trabalho

Mais afeto no ambiente de trabalho

Tradicionalmente, gestores encaram a afetividade no ambiente de trabalho como algo negativo: uma característica que leva os funcionários a ficarem de papo o dia inteiro, produzirem pouco e não levarem a empresa a sério. Até certo ponto, isso pode até ter um fundo de verdade, mas a realidade não é bem assim. Um corpo de empregados disciplinados, focados e rigidamente treinados para executar suas tarefas dificilmente será feliz e estará satisfeito com sua profissão. Consequentemente, os resultados não serão tão bons quanto poderiam ser.

Uma pesquisa realizada na Alemanha apontou que 23% dos colaboradores do país estavam insatisfeitos, desmotivados e, internamente, já disseram adeus às empresas onde trabalham. 63% não tinham identificação com as companhias que os empregam. Somando esses números, conclui-se que 83% dos colaboradores alemães não possuíam engajamento.

Entre os principais motivos, é possível destacar três:

1) Os funcionários não se sentiam reconhecidos nem ouvidos;
2) Suas expectativas e necessidades eram ignoradas pelos superiores;
3) O ambiente de trabalho era ruim e havia falta de confiança nas empresas.

Esses empregados faltavam 70% mais que aqueles com identificação com seus trabalhos e companhias. O impacto financeiro disso tudo era cerca de 300 bilhões de reais. Agora imagine uma empresa onde haja conversa franca, aberta e direta, onde gestores se preocupam com o bem estar de seus colaboradores e investem na qualidade de vida deles. Conversas e diálogos detectam problemas enquanto ainda é cedo e há tempo para solucioná-los e prevenir questões futuras. O bate papo se transforma em troca de experiência e origina novas ideias que, postas em prática, podem favorecer tanto a marca quanto seus funcionários.

Para um ambiente com mais afeto, que deixe as pessoas confortáveis, felizes e, consequentemente, produzindo mais e melhor, é preciso que a organização trabalhe com foco no ser humano e em suas necessidades. O primeiro passo é desenvolver as habilidades de comunicação dos líderes da empresa, fazer com que eles saibam se relacionar com seus liderados, construir empatia.

Quem cultiva uma cultura de confiança e cooperação colhe como frutos resultados mais satisfatórios. Havendo comunicação sincera e empática, os colaboradores se sentirão confortáveis para se expressar sem medo de serem punidos. Assim a empresa saberá exatamente do que precisam para que sua produtividade cresça em números e qualidade. Sendo ouvidos, eles se sentirão valorizados e, assim, mais compromissados em prestar um serviço melhor. Serão engajados, o que é bom para todos.


A MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn