A menor taxa de desemprego da história

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país caiu para 5,2% em novembro, ante 5,8% em outubro, segundo informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Trata-se do menor nível da série histórica, iniciada em março de 2002. O porcentual também é o menor para o mês de novembro. Em novembro de 2010, a taxa de desemprego foi de 5,7%.

Imagem: Reprodução

Os dados do IBGE mostram ainda que a população ocupada no mercado de trabalho atingiu em novembro 54,3% da População em Idade Ativa (PIA), o maior porcentual da série histórica. Dois setores movimentaram o mercado de trabalho em novembro: construção civil e serviços prestados às empresas.

No ano, a taxa de desemprego pode estar caminhando para a menor média anual da série. A taxa média de desemprego de janeiro a novembro deste ano ficou em 6,1% – sendo que, em igual período no ano passado, esta taxa era de 6,9%. Em 2010, o IBGE apurou taxa média anual de desemprego de 6,7%, a menor da série histórica até o momento, entre as taxas médias anuais desde 2003.

Fonte: Estadão

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn