A ciência da felicidade

Várias pesquisas entre profissionais de diferentes áreas têm revelado a ambição dos novos tempos: a felicidade, um conceito difícil de definir (e de alcançar). Um professor de Harvard tem explorado esta chamada “Psicologia da Liderança”, identificando os fatores que nos fazem felizes em nossas carreiras. Tal Ben-Shahar, respeitado no meio acadêmico e especialista na “ciência da felicidade”, afirma que essencialmente é a preocupação em sermos perfeitamente felizes que nos faz ser menos felizes.

0787652001411149998felicidade-trabalho

Entre seus principais conselhos, Shahar lembra a necessidade de perdoar seus fracassos, praticar esportes e ser grato por todas as coisas, grandes ou pequenas. Um outro ponto importante é a “prática” da resiliência, a capacidade de um indivíduo de enfrentar circuntâncias adversas, condições de vida difíceis e situações potencialmente traumáticas, e recuperar-se, saindo delas fortalecido e com mais recursos.

Outra dica é dada pelo professor,  a de simplificar, no lazer e no trabalho. Segundo ele, é necessário identificar o que é verdadeiramente importante e nos concentrar sobre isso. Já se sabe que quem tenta fazer demais acaba conseguindo realizar pouco e, por isso, o melhor é se concentrar em algo e não tentar fazer tudo ao mesmo tempo. O conselho não se aplica apenas ao trabalho, mas também à área pessoal e ao tempo de lazer: Para o especialista, é melhor desligar o telefone e se desligar do trabalho nestas horas que você passa com a família.

E você, o que faz para alcançar a felicidade?

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta