A boa pausa no trabalho

Todo mundo sabe que aquela pausa para o café e a conversa rápida com o colega no meio da tarde costumam relaxar e dar um gás extra na retomada do trabalho. Mas um estudo americano analisou o comportamento de funcionários para identificar como é possível voltar desses intervalos se se sentindo melhor e mais motivado.

As professoras que comandaram o levantamento apontaram que a melhor hora para dar esta pausa é no meio da manhã, já que é quando isso gera mais energia, concentração e motivação. O tipo de atividade realizada durante o intervalo não influencia a eficácia dele e pode até mesmo ser algo relacionado ao trabalho, contanto que seja uma atividade prazerosa para o funcionário.

pausa trabalho

 

Segundo o Valor, o estudo também mostrou que é benéfico fazer pausas curtas ao longo do dia, ao invés de esperar chegar a um limite qye exija se desligar do trabalho. Os profissionais que fazem intervalos mais eficientes apresentam mais satisfação com o trabalho e menos o risco de “burnout”, assim como os sintomas de cansaço e dores na cabeça e nas costas, de acordo com a pesquisa.

Os intervalos podem ser qualquer período de tempo formal ou informal durante o expediente, no qual tarefas relacionadas ao trabalho não são exigidas. Isso não inclui pausas para ir ao banheiro, mas contempla o período de almoço e momentos destinados a tomar café, ler e-mails pessoais, conversar com um colega, etc.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn